Curta, comente, compartilhe.
Compacto Engenharia - construção hospitalar
26/02/18 Sustentabilidade na construção civil

Quando especializada na construção de edifícios hospitalares ou da saúde, uma empresa de engenharia e construção soma experiências com o cliente e o arquiteto, entregando uma obra “pensada” para oferecer ambientes confortáveis, seguros e de alta tecnologia. Afinal, quando se trata da saúde, não há espaço para amadores: é uma área altamente complexa em função das necessidades específicas da atividade e das normas que regulamentam o setor.

Para atender às demandas do mercado e às necessidades do cliente, o time da Compacto Engenharia está sempre se atualizando, pesquisando, se informando sobre as novidades dentro e fora do Brasil, com foco no resultado final esperado, levando em conta fatores como tempo, sustentabilidade, humanização, inovação, investimento e qualidade.

Há tempos nós, da Compacto, percebemos que não só construímos um edifício hospitalar ou de saúde, mas também “construímos” um ambiente saudável, humanizado e produtivo tanto para quem busca atendimento como para aquele que atende e acolhe o outro. E esse “clima” pode – e deve! – se estender para todo tipo de obra. A começar pelo canteiro de obras. E é o que já está acontecendo!

 

Ambiente mais saudável e produtivo em todos os tipos de construção

Há pouco mais de quatro meses a WSP, empresa de engenharia americana com mais de 130 anos de “estrada”, entrou em parceria com o Fitwel, novo sistema de avaliação, certificação e classificação de valores que se concentra exclusivamente na saúde humana e no bem-estar. Lançado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e a Administração de Serviços Gerais dos EUA, o Fitwel é uma solução econômica e fácil de usar por qualquer tipo de empresa que tem o compromisso em oferecer um ambiente mais saudável e produtivo ao seu time.

A ferramenta adota 60 estratégias e critérios de avaliação comparativa relacionados a uma ou mais das sete categorias de impacto na saúde: saúde comunitária; morbidade + absenteísmo; igualdade social para populações vulneráveis; atividade física; segurança do ocupante; sentimentos de bem-estar; e opções de alimentos saudáveis.

Antes de ser lançado publicamente em meados de outubro de 2017, o Fitwel foi desenvolvido ao longo de 5 anos e testado em 89 edifícios do governo federal americano. Cada um dos critérios de avaliação comparativa é baseado em evidências e dados científicos, que foram cuidadosamente testados e revisados. A nova ferramenta – que pode ser usada como um roteiro para o projeto de novos edifícios e espaços – foi projetada principalmente para edifícios existentes.

 

Ferramenta auxilia a promover a saúde das pessoas pós-construção de edifícios

E não existem pré-requisitos obrigatórios. O gestor do edifício pode escolher os mais relevantes. Administrado por meio de scorecard (ferramenta de planejamento estratégico) digital, o Fitwel tem chamado a atenção de vários empresários e administradores de edifícios, que querem promover a saúde a todos que frequentam o seu espaço.

E essa preocupação com o bem-estar e a saúde dos usuários parece ser um caminho sem volta. Outras mudanças no mercado são esperadas no futuro próximo. Por exemplo, a BOMA Canadá – que integra a BOMA International, que representa proprietários e gerentes de todos os tipos de propriedade comercial nos EUA – está em parceria com o Centro de Design Ativo para explorar maneiras de alinhar melhor a Fitwel com seu BOMA BEST, o sistema de certificação de edifícios verdes mais adotado do Canadá para edifícios existentes.

Além disso, o International WELL Building Institute anunciou recentemente o desenvolvimento do WELL Portfolio™, novo caminho de certificação de portfólio de construção existente para a certificação WELL que se concentrará em aprimoramentos contínuos para edifícios existentes, particularmente para políticas, programas, diretrizes de compras e planos que podem ser aplicados em um portfólio de edifícios.

 

O que o setor da Engenharia e da Arquitetura pode fazer para melhorar a saúde de todos?

Toda essa movimentação “saudável, humanizada e sustentável” dos edifícios, principalmente dos edifícios hospitalares vai ocupar cada vez mais espaço e com intensidade cada vez maior neste século de maneira global, sobretudo para os profissionais de engenharia, arquitetura e gestão dos estabelecimentos assistenciais de saúde.

O que podemos fazer para melhorar cada vez mais o dia a dia das pessoas que trabalham conosco ou que vão frequentar os espaços que construímos? Precisamos gradativamente, aumentar os cuidados desde a elaboração de projetos quanto na sua construção, exigindo compromissos técnicos na construção e manutenção, assim como responsabilidades  sobre os impactos das construções na saúde das pessoas.

Nós, da Compacto Engenharia, estamos sempre em busca de soluções para oferecer um ambiente mais sustentável e humanizado para nossos colaboradores e em nossas construções.

Pense nisso e divida conosco as suas ideias. Vamos juntos proporcionar um clima melhor e mais saudável para todos.