Curta, comente, compartilhe.
franquias e Compacto Engenharia
06/07/18 Franquias

Na semana passada, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou a ABF Expo 2018. Em quatro dias, a feira reuniu cerca de 60 mil visitantes e 407 marcas expositoras nacionais e do exterior, sendo que 128 marcas – de segmentos e perfis de investimento distintos – participaram do evento pela primeira vez.

O Brasil é o quarto maior país do mundo em número de redes de franquia e o sexto maior em número de unidades franqueadas: hoje já são cerca de 130.000 unidades de franquias. E o mercado tende a prosperar ainda mais: só no primeiro trimestre deste ano cresceu 5,1% e continua a gerar empregos e contribuir com o desenvolvimento econômico brasileiro.

No sistema de franquias o franqueado paga por um know-how, por reproduzir um modelo de sucesso e pelo direito de uso de uma marca reconhecida no mercado. Abrir mão desses conceitos envolve riscos que precisam ser cuidadosamente avaliados.

Abrir uma franquia exige dedicação e conhecimento

Franquia sempre foi um bom negócio. Para muitos que perderam seus empregos em época de crise, torna-se o porto seguro para o começo de uma nova vida profissional. É um caminho bem menos tortuoso do que o de abrir um negócio próprio, independente. Mas isso não significa que não requer trabalho e dedicação. Pelo contrário! É preciso entender do negócio e arregaçar a manga.

Tem muito franqueado achando que o franqueador resolve tudo, que a “marca” é forte e garante sozinha o bom andamento daquela unidade. Mas também existe o inverso: o franqueador não dá o menor suporte ao franqueado. Por isso, na hora de optar por essa ou aquela franquia, torna-se essencial obter todas as informações relacionadas à marca escolhida, extraindo todos os dados importantes para seguir para as próximas etapas.

É indicado ainda procurar saber qual é a rentabilidade média das franqueadas da marca, quais são as normas de trabalho impostas, quais os valores das taxas de aquisição e mensais, exigências para montar, espaço físico, entre outras questões. Ao saber de todas essas informações, você ficará inteirado sobre o posicionamento da empresa no mercado, o que irá ajudar na administração.

Atuação da Compacto Engenharia no sucesso longevo de seus clientes

Nestes vinte anos, a Compacto Engenharia já viu algumas franquias prosperarem e outras, não. Participou muito do começo de algumas delas, ajudando a desenvolver a marca e os equipamentos internos e também a tropicalizar as máquinas no caso de franquias que vieram do exterior – já relatamos esse processo em um dos textos no blog, referente à chegada do Burger King ao Brasil. https://goo.gl/JrhsDk

Esse momento inicial é importantíssimo, pois, trabalhando com um arquiteto parceiro, define-se a identidade proprietária da marca, isto é, toda a comunicação visual, o mobiliário, os revestimentos, os acabamentos, tudo é determinado, visando à padronização do negócio. A ideia é que o cliente entre no estabelecimento e facilmente se identifique com o ambiente, comum a todas as unidades daquela marca.

Outro item importante é o estudo dos locais disponíveis, qual é o número de pessoas residentes no local, qual é o fluxo de pessoas que transitam pela região diariamente, quem são os principais concorrentes, se o público será receptivo à instalação da franquia, entre outras questões.

Neste momento a Compacto Engenharia está desenvolvendo exatamente esse trabalho para o Espaço Laser no Rio de Janeiro.

Parceria é essencial entre franqueador, franqueado e equipe de Engenharia

Algumas vezes, o franqueado quer economizar e sugere à construtora a substituição desse ou daquele material para cortar custos: sabe-se que geralmente já houve gastos com a taxa de franquia. É nesse momento que a construtora tem de ser parceira dos dois lados, alertando o franqueado que a loja física também será inspecionada antes de ser aberta.

É necessário, então, planejá-la seguindo exatamente o padrão estabelecido pela marca. O ambiente deve conter o mesmo espaço das demais franquias da marca, pois qualquer alteração certamente será motivo de multa por parte do franqueador, que pode ver a sua rede perder força e credibilidade com a descaracterização física dos espaços.

Assim, para ajudar o franqueado a realizar o seu sonho, sugere-se que a construtora facilite as condições de pagamento da obra diante do aval do franqueador, que tem como passar informações sobre a idoneidade de seu novo “parceiro” de negócio.

Atuar no franchising é desafiador. Torna-se imprescindível trabalhar de forma responsável e promover a prosperidade do negócio, inclusive da própria construtora. Afinal, o mercado de franquias está em franco desenvolvimento, com muitas empresas iniciantes e um grupo significativo de marcas em um estágio maduro rumo à consolidação.

Essa não é uma compra por impulso. Cabe análise e ponderação para que a parceria de fato aconteça e dure por muitos anos.