Curta, comente, compartilhe.
inteligencia-artificial-construcao-civil
10/09/18 Tecnologia na Construção Civil

No último dia 5 de setembro, um artigo do jornal Valor Econômico chega a uma conclusão: a tecnologia blockchain já é um dos principais atores na revolução tecnológica em andamento. A afirmação foi feita com dois grandes profissionais do mercado de criptomoedas: Rosine Kadamani e Fernando Ulrich.

Para ambos, a tecnologia de distribuição descentralizada de registros é um componente essencial da chamada “quarta revolução digital”, caracterizada pelas tecnologias de evolução exponencial – a terceira revolução industrial veio com o desenvolvimento de computadores e a implantação de sistemas informatizados.

Dá para imaginar o uso da blockchain no mundo da Construção Civil? Destaco, para ilustrar, um conteúdo de Alonso Mazini Soler, doutor em Engenharia de Produção Poli/USP, em seu blog. Por meio de uma narrativa bem-humorada, ele relata o processo de como um casal fictício compraria um apartamento e assinaria o contrato de compra.

Nesse enredo, o cartório foi trocado pela transparência e confiança na blockchain, onde toda a história do imóvel fora registrada, desde o projeto arquitetônico, os cálculos de engenharia, o material utilizado, o acompanhamento da obra, os contratos executados e os pagamentos realizados. Isto é, tudo foi rastreável. E no futuro próximo acredita-se que seja assim mesmo.

Inteligência Artificial: prevendo riscos e tomando decisões

A blockchain, daqui uma década, no máximo, estará ainda mais difundida em todas as áreas, dando um fim principalmente à corrupção. Ela é mais um dos recursos da Inteligência Artificial (IA) que estão sendo utilizados mundo afora. A IA envolve ciência da computação, matemática, estatística, programação de computadores, visão computacional e até mesmo linguística.

Em relação à indústria da construção civil, fala-se a respeito de IA principalmente sob o Machine Learning – aprendizado de máquina –, sistema que envolve algoritmos permitindo aos computadores “aprenderem” com os dados e a “tomarem” decisões com o mínimo de intervenção humana.

Exemplo? Peguemos um projeto de construção em que surgem problemas com o dia a dia e, com isso, pedidos de alteração de cálculos, processos, rotina. Imagine, então, um assistente inteligente que analise essa variedade de dados e sugira as 10 principais situações críticas que precisam de atenção imediatamente? É isso que faz essa ferramenta de assistência: identifica “antes” os riscos e ajuda os engenheiros a tomarem decisões antes que o projeto seja afetado.

Essa mesma ferramenta, com novos treinamentos, poderá ser usada para identificar quem está violando os padrões de segurança e marcar os supervisores para resolver o problema; identificar falta de materiais; organizar documentos e até mesmo pilotar drones.

Com todo esse avanço e opções a dica é ver o que o mercado, o cliente e o negócio de cada um exigem e se adequar. Infelizmente muitas ainda não estão disponíveis no Brasil.

Novas tecnologias: melhorando desempenho, gerando mais lucro e segurança

O aprendizado de máquina já está sendo usado de várias maneiras: desde a filtragem de spam do mundo até o monitoramento avançado de segurança. Para manter sua construtora mais competitiva, é preciso ser proativo e compreender a importância de ter uma ferramenta dessa em seu negócio. Abra-se para esse universo! Há vários aplicativos de aprendizado sendo usados no mercado, enquanto as empresas de software estão desenvolvendo outros.

Mantenha-se informado: apostando nas tecnologias poderá aumentar o desempenho da sua obra, maximizar lucros e melhorar a segurança de todos os envolvidos.